quarta-feira, 12 de março de 2014

Sobre comidas típicas - O Gyudon

É um prato geralmente servido com arroz, constituído basicamente por carne e cebola em pedacinhos, temperados de uma forma adocicada. o Gyudon é muito apreciado no Japão, e possui muitos restaurantes especializados neste prato. Venha experimentar essa deliciosa receita hoje mesmo, no Nihon no Iryo.




Sobre comidas típicas - O Lamen

É um prato de origem chinesa, preparado com o macarrão chines, e adotado pelos japoneses. Ele satisfaz e apresenta baixo custo, assim, no Japão, é muito consumido por funcionários ocupados e por estudantes com poucos recursos. Há vários restaurantes que se especializam na preparação do Lamen, então há uma grande variedade de receitas, as mais comuns possuem carnes e ovos cozidos, broto de bambu e o macarrão. Há uma versão muito popularizada deste prato que é o macarrão instantâneo, o miojo é uma versão do Lamen simplificada. Venha experimentar essa deliciosa receita hoje mesmo, no Nihon no Iryo.




Como segurar o Hashi

Uma ajudinha para todos que sentem dificuldade em manusear este talher oriental.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Saiba um pouco a mais...

  • Toda comida engorda, portanto mesmo apresentando menores quantidades de gordura, a culinária japonesa consumida em excesso pode gerar aumento do peso. 
  • O molho de soja, que é muito usado como tempero, possui grande quantidade de sódio. Portanto, o uso muito intenso do produto pode causar aumento da pressão sanguina e do ácido úrico e retenção de líquidos.
  • Em contrapartida o consumo da culinária japonesa não produz a sensação de 'empanzinamento', por conta das altas quantidades de nutrientes, que ajuda na saciedade, e das algas, que aumentam de tamanho no estomago. 
  • Também, o consumo periódico da comida japonesa pode prevenir o envelhecimento por fornecer omega 3, providas dos peixes, e estimula a saúde do cérebro. 
Benefícios dos alimentos mais consumidos:
  • Broto de feijão: ele é rico em fibras e vitamina C. Para melhor aproveitar os benefícios comer cru. 
  • Nabo: também pelo fato de ser rico em fibras, ajuda na digestão.
  • Arroz branco:cozido sem sal e sem gordura e consumido com moderação, é fonte de carboidratos e aminoácidos essenciais para o organismo.
  • Gengibre e raiz forte: são antibactericidas e também auxiliam na digestão.
  • Shitake (cogumelo): estimula a defesa imunológica.
  • Sashimi (peixes): é excelente fonte de proteína, principalmente, ômega 3, e contribui para diminuição do colesterol no sangue.